quarta-feira, 9 de julho de 2014

Como ajudar a desenvolver a fala das crianças. Dicas.


Cada criança têm seu ritmo, claro. Rebeca é mais adiantada em algumas coisas. Quanto a fala, andava meio preocupada, pois ela falava poucas palavras e queria sair falando logo frases grandes, e tudo que saía era barulhos e só entendia uma ou duas palavras no meio de tudo que ela ''falava''.
Hoje vou presentar para vocês algumas dicas de como ajudar a desenvolver a fala de seu bebê. Algumas dicas são que eu fiz , e outras eu li ontem em um fôlder que vi , são muitas, mas vou procurar deixar algumas bem uteis e tentar resumi-las.

1- Desde de bebezinho, converse muito com seu filho, dedique um tempo para isso, olhe nos olhos dele ao falar.

2- Ao falar, não pense que o mundo vai acabar pra querer saindo pelos cotovelos, fale coisas simples e devagar, mantenha o tom de voz baixo e calmo.

3- Tenha sempre em mente que você é o modelo que ele vai seguir, portanto não fale como um bebê. Fale corretamente. Fumiga e fumiguinha é ''bunitinho'' de falar, mas não é o correto.

4- Diga o nome dos objetos e das pessoas. Principalmente depois do 1 ano, eles associam nomes , portanto, vai pedir pro marido pegar algo diga pelo nome e não apontando.

5- Falando em apontar,  procure sempre resistir aquele dedinho lindo apontando para o que ele quer, claro no começo você pergunta e incentiva o nome, depois quando ele já for maior , resista. Se não ele vai ter 5 anos e ainda não vai falar, pois saberá que se dizer mamãe e apontar você irá ceder. Acredito que esse era o erro que eu mais cometia, e as vezes, ainda cometo. É algo que preciso melhorar. 

6- Deixe seu filho assistir desenhos e programas indicados para a idade dele. Um desenho que percebo que ajuda muito, mas muito mesmo, são os dvd's do  BEBÊ MAIS, a Rebeca só têm dois, o de cores e o de bichos, sendo que o de bichos foi o que mais estimulou ela, ela fala o nome de todos os animais, errado mais fala. O fato de falar errado nessa idade não é por que não sabe, e sim porque ainda não foi desenvolvido o suficiente para falar algumas letras como l e f.

7- Não deixe para dar alimentos sólidos tarde, raspar a maça pra criança que já tem mais de um ano? Não! Ao mastigar eles fortalecem as cordas vocais e outras partes que ajudam a ter mais controle. A mesma coisa vale pra comida. Depois do primeiro ano dêo arroz e feijão, sopinha só de vez em quando. 

8- Continuando em desenvolvimento físico, fazer barulhos com a boca para ele imitar também ajuda. Ex:fazer caminhãozinho, imitar, trem, caminhão, carro. 

Essas são apenas algumas dicas, pesquisei bastante e encontrei essa matéria, foi a melhor que li, quem quiser dê uma olhada : http://bebe.abril.com.br/materia/meu-filho-nao-fala-direito

Ah , não se esqueça, comentar não custa nada, deixe um comentário para nós dizendo se o post foi útil ou não.
Beijos e até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá,Seu comentário será muito bem vindo!!!